Meus Favoritos Selecione abaixo os canais favoritos, se preferir configure os canais principais.
Meus Favoritos

    Para configurar "Meus Favoritos" Clique em "Configurar" ou clique no ícone , na barra de ferramentas abaixo do título. Para excluí-la, basta clicar no .

    > configurar
    Alertas RI Quer ficar informado e receber os alertas de RI, preencha os campos abaixo:
    • Nome:
    • e-mail:
    Fale com RI Envie uma mensagem para nosso departamento de RI, mande suas dúvidas. > mais informações
    Glossário
    Diminuir Fonte Aumentar Fonte E-mail Imprimir Download

    A B C E F G H I J L M N O P R S T
     

    ABIQUIM: Associação Brasileira da Indústria Química .

    Abraf: Associação Brasileira dos Produtores de Formol e Derivados.

    Ácido Fórmico: O ácido fórmico ou oficialmente ácido metanóico, CH2O2, massa molecular 46u, é um ácido monocarboxílico com fórmula estrutural H - COOH. É o mais simples dos ácidos orgânicos.

    Apolo Tubos e Equipamentos S.A: Sociedade anônima de capital fechado, com sede no Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo é a exploração da indústria do aço em todas as suas modalidades e participação em outras sociedades, como sócia ou acionista. A GPC Participações detém 47,9% do Capital Social da Apolo Tubos e Equipamentos S.A.

     

    BR GAAP: Sigla que representa os princípios contábeis aceitos no Brasil.

     

    CAGR: Compound Annual Growth Rate. É a taxa composta de crescimento anual.

    CCB: Cédula de Crédito Bancário. É título de crédito emitido, por pessoa física ou jurídica, em favor de instituição financeira ou de entidade a esta equiparada, representando promessa de pagamento em dinheiro, decorrente de operação de crédito, de qualquer modalidade.

    CDI: Certificados de Depósito Interbancário. São os títulos de emissão das instituições financeiras, que lastreiam as operações do mercado interbancário.

    COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.  É uma contribuição federal, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, destinada a financiar a seguridade social. Sua alíquota é de 7,6% para as empresas tributadas pelo lucro real (sistemática da não-cumulatividade) e de 3,0% para as demais. Tem por base de cálculo: O faturamento mensal (receita bruta da venda de bens e serviços); ou o total das receitas da pessoa jurídica.

    CPC: Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

    CSL: Contribuição Social sobre o Lucro.

    CVM: Comissão de Valores Mobiliários. A CVM tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado.


     

    EBITDA: (Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization) ou LAJIDA Resultado operacional antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

    Estatuto: Estatuto Social da Companhia. Documento que estrutura e disciplina o funcionamento de uma organização.

    Ex-ImBank: Export-Import Bank - USA. O Eximbank funciona como uma agência governamental americana independente, tendo como objetivo facilitar o financiamento de exportações de produtos e serviços americanos, por meio da absorção de riscos de crédito que estão fora do alcance do setor de bancos privados. Todas as obrigações do Eximbank são garantidas por total confiabilidade e crédito do governo dos Estados Unidos.


     

    Formiato de Sódio: O formato de Sódio ou formiato de sódio, ou ainda metanoato de sódio, é um composto químico, sal de sódio do ácido fórmico, de fórmula HCOONa, peso molecular 68. É um pó cristalino, branco, higroscópico e com leve odor de ácido fórmico.

    Formol: Formol, ou formaldeido, é um dos mais comuns produtos químicos de uso atual. É o aldeído mais simples, de fórmula molecular H2CO e nome oficial IUPAC metanal.

    Formulário de Referência: Documento contábil de periodicidade anual que é encaminhado à CVM. Fornece informações sobre os principais indicadores econômico-financeiros das empresas, bem como o resumo das principais contas das demonstrações financeiras e outras informações relevantes sobre as atividades operacionais da companhia.

    Free Float: Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados como BM&Fbovespa.
     

    Gás Natural: Mistura de hidrocarbonetos leves, com elevado teor de metano, que permanece em estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão. O gás natural é extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos. 

    Governança Corporativa: É o conjunto de processos, costumes, políticas e leis que regulam a maneira pela qual as organizações são administradas, envolvendo os relacionamentos entre seus diversos stakeholder (acionistas, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle).

    GPC Química S.A: Sociedade de capital fechado e tem como objetivo principal a industrialização de resinas termofixas para a indústria de painéis de madeira reconstituída (compensado, MDP, MDF e OSB), vernizes para assoalhos e a fabricação de formol. A Empresa possui quatro plantas industriais de classe internacional, sendo três plantas para a produção de resinas termofixas estrategicamente localizados em Araucária - PR, Uberaba - MG e Gravataí – RS, e outra situada no Rio de Janeiro para produção de metanol. Atua também na produção de resinas alquídicas (insumo básico para indústria de tintas) na sua unidade industrial de Gravataí - RS. A GPC Participações detém 89,8% do Capital Social da GPC Química.

    Hexametilenotetramina: A hexametilenotetramina (C6H12N4), também chamada como "hexamina", "metenamina", "urotropina", etc. É um pó branco, de gosto adocicado e cheiro que pode lembrar amônia e também muito solúvel em água.
     

    IASB International Accounting Standards Board

    IBRACON: Instituto dos Auditores Independentes do Brasil

    ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços.

    IFC: International Finance Corporation.

    IFRS (International Financial Reporting Standards): Normas Internacionais de Contabilidade. Conjunto de pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standards Board).

    IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado.

    Indústria Petroquímica: Indústria de produtos químicos derivados do petróleo. Os produtos da indústria petroquímica incluem parafinas, resinas, olefinas, hidrocarbonetos aromáticos e seus derivados.

    Informações Trimestrais – ITR: Documento contábil de periodicidade trimestral a ser encaminhada à CVM.

    IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

    IPI: Imposto Sobre Produtos Industrializados.

     

    Juros sobre o capital próprio: Valor distribuído aos acionistas, em dinheiro, na proporção da quantidade de ações possuídas. Para a companhia, constitui uma despesa financeira, dedutível da base de cálculo do Imposto de Renda.
     

    Libor: London Interbank Offered Rate. É a taxa interbancária do mercado de Londres, isto é, a taxa preferencial de juros que é oferecida para grandes empréstimos entre os bancos internacionais que operam com eurodólares.
     

    Margem EBITDA: Indicador que relaciona o EBITDA com a Receita Líquida (Margem EBITDA = EBITDA / Receita Líquida).

    Market Cap (Market Capitalization): Valor de Mercado. Em uma empresa de capital aberto é o valor da ação negociada na bolsa multiplicado pelo número de ações existentes.

    MDF: Medium Density Fiberboard. O MDF, chapa de fibra de média densidade, é um painel manufaturado com madeira ou outras fibras naturais ligadas com uma resina sintética ou outro aglomerante adequado. É fabricado para ter um peso específico de 496 kg/m3 (densidade = 0,50) a 880 kg/m4 (densidade = 0,88) e outros materiais podem ser adicionados durante sua fabricação para melhorar algumas propriedades.

    MDP: Medium Density Particle. Paineis de MDP têm como principal diferença em relação aos de MDF o fato de serem usadas partículas em lugar de fibras de madeira. As partículas mais finas ficam na superfície do painel e as mais grossas no miolo. Sua identidade é a média densidade.

    Metanol: O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico com fórmula química CH3OH. Líquido, inflamável e possui chama invisível. O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação seca de madeiras, seu processo mais antigo de obtenção, e de onde, durante muito tempo, foi obtido exclusivamente. Atualmente é obtido pela reação do gás de síntese (produzido a partir de origens fósseis, como o gás natural), uma mistura de H2 com CO passando sobre um catalisador metálico a altas temperaturas e pressões.

     

    NPG: Neopentil glicol.
     

    OSB: Oriented Strand Board. O OSB é uma chapa de feixes orientados com multicamadas feitas de aparas de madeira, com forma e espessura predeterminadas e unidas com adesivo. Os feixes das camadas externas são alinhados e paralelos ao comprimento da peça. Os das camadas centrais podem ser orientados ao acaso ou alinhados, o que é feito, geralmente, em ângulos retos em relação às camadas externas.
     

    Pentaeritritol: É o composto orgânico com a fórmula C(CH2OH)4. Este poliol branco e cristalino é um "bloco de construção" em síntese orgânica para a preparação de muitos compostos polifuncionais tais como o explosivo PETN e triacrilato de pentaeritritol. Derivados de pentaeritritol são componentes de resinas alquídicas, vernizes, estabilizadores de PVC, ésteres de tall oil, e olefinas antioxidantes.

    Petróleo: Substância oleosa e inflamável, composta principalmente por hidrocarbonetos, é um óleo menos denso que a água. Serve como base para a fabricação dos mais variáveis produtos, tais como gasolina, nafta, querosene, lubrificantes etc.

    PIS: Programa de Integração Social.

    PTAX (Dólar): Taxa de câmbio calculada e divulgada ao final de cada dia pelo Banco Central do Brasil. Consiste na taxa média de todos os negócios com dólares realizados diariamente no mercado interbancário de câmbio.

     

    REFIS: Programa de Recuperação Fiscal. Consiste em um regime opcional de parcelamento de débitos fiscais proposto às pessoas jurídicas com dívidas perante a Secretaria da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e o Instituto Nacional do Seguro Social.

    Resinas Alquídicas: São polímeros utilizados na indústria de tintas.

     

    SELIC: Taxa média de financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

    STF: Supremo Tribunal Federal.

    STJ: Superior Tribunal de Justiça.

    Sulfato de Amônia: É um composto inorgânico usado como fertilizante e sua fórmula é (NH4)2SO4. Contém 21% ponderal de azoto sob a forma de íons de amônio e 24% de enxofre sob a forma de íons de sulfato. O sulfato de amônia ocorre naturalmente como um mineral raro, a mascanhite em fumarolas vulcânicas e em reultado da queima de carvão.

     

    TJLP: Taxa de Juros de Longo Prazo.

     
    TOPO
    Sede: Rua do Passeio, 70 - 13º andar - Centro - Rio de janeiro - RJ - CEP 20021-290 | Telefone: (21) 2212-4700
    Copyright 2011 - Todos os direitos reservados - GPC Participações - RIWEB